data@data.com.br(31) 3577-0404    BR | EN | SP

Notícias

Energia Eólica: O futuro que vem dos ventos

Por:Data Engenharia
Notícias

17

set 2020

A Energia eólica é a transformação da energia cinética do vento em energia mecânica. É uma energia limpa e não produz poluentes. Além disso, é permanentemente renovável, está sempre à disposição, afinal, ventos existem em qualquer lugar do mundo – e é por isso, que cada vez mais tem se falado nesse setor.

Como funciona a Energia Eólica

O processo para a “fabricação” da energia eólica, consiste na movimentação do vento em grande escala devido ao aquecimento da atmosfera que é causada pela irradiação solar. Esse vento é transformado em energia elétrica por uma turbina eólica que movimenta as suas hélices de acordo com a velocidade do vento.

As turbinas eólicas, também conhecidas como aerogeradores, são colocadas em lugares que ventam bastante. Esses lugares, geralmente, possuem uma grande quantidade de aerogeradores e são conhecidos como ‘Parques Eólicos’.

  Parque Eólico

A Energia Eólica no Brasil

A Energia Eólica no país, é a segunda maior fonte da matriz energética brasileira.  De acordo com Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), a capacidade instalada no país chegou à marca de 16 GW no primeiro semestre de 2020. São aproximadamente 637 parques eólicos e 7.738 aerogeradores.

Segundo os dados da Bloomberg New Energy Finace (BNEF), a indústria eólica investiu R$ 13, 6 bilhões no Brasil em 2019. O crescimento dessa indústria no país, se deve ao fato dos ventos brasileiros serem de “qualidade”, possuem um fator de capacidade acima da média mundial: 42,7%  a média brasileira, contra 34% da média mundial.

Com o aumento do investimento em energia eólica no país, aumentou também o número de Parques Eólicos, e por consequência, subiu a procura por empresas especializadas na manutenção e reparo dos equipamentos responsáveis pela captação e transformação do vento em energia cinética.

A inovação permitiu aos aerogeradores a capacidade de geração de energia por unidade cada vez maior em tamanhos cada vez menores: nos dias atuais, um único gerador supera a capacidade de 4 MW. Dessa forma, se extrai maior potência dessas máquinas que ocupam espaços físicos menores, o que exige técnicas, materiais e engenharia avançada nas manutenções desses geradores.

As empresas especializadas em reparos desses equipamentos, precisam investir em tecnologia de ponta, em profissionais altamente capacitados e em flexibilidade e mobilidade para atender as demandas das empresas do segmento de energia eólica.

A Data Engenharia é uma dessas empresas que se destaca no segmento de manutenção e reparos de geradores eólicos no país. Localizada na região metropolitana de Belo Horizonte, a empresa atua há mais de 25 anos no setor de manutenção e reparo de motores elétricos, geradores e transformadores de alta tensão, e hoje, se consolida como uma das líderes desse mercado.

Com larga experiência em atender demandas dos segmentos da siderurgia, mineração, óleo e gás, cimento, sucroalcooleiro, papel e celulose, industrial, entre outros, a Data Engenharia também se especializou para atender o setor energético, tanto na geração, transmissão e distribuição. A empresa possui patentes no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) em processos de reparos complexos e é homologada pelos maiores fabricantes de aerogeradores atuantes no Brasil.

 

Funcionário da Data Engenharia trabalhando em torre eólica.

 

De olho no futuro, a empresa se preparou com o que há de melhor no ramo da tecnologia para manutenção de aerogeradores. Ela oferece serviços de análise, monitoramento, testes elétricos, boroscopia e reparos up-tower, tudo com rígida segurança e agilidade.

O mercado da energia eólica está em expansão, a preocupação com a sustentabilidade, diminuição da emissão dos gases poluentes e a procura por recursos renováveis, apontam a “energia que vem dos ventos” como solução promissora para a indústria energética.  Além disso, a diminuição dos impactos ambientais e os diversos benefícios socioeconômicos promovidos pela atividade da energia eólica, tem conquistado investimentos bilionários no setor, e deu início a corrida por serviços altamente capacitados e com melhores custos-benefícios.

 

Fontes:

www.biomassabioenergia.com.br/imprensa/como-avanca-a-energia-eolica-no-brasil/20200723-081850-a416

www.portal-energia.com/energia-eolica

www.industriahoje.com.br/o-que-e-um-gerador-eolicohttps

 


Compartilhe:

   BR | EN | SP

Matriz: Rua São Judas Tadeu, nº 280 - Distrito Industrial - CEP: 32450-000, Sarzedo - MG - Tel: (31) 3577-0404 Filial: Rua Rute Ferraz de Angelis, nº 886, Sala 28 - Residencial Vila Bella - CEP: 13087-729, Campinas - SP. Tel: (19) 2117-7415

(31) 3577-0404

data@data.com.br