data@data.com.br(31) 3577-0404    PT | ING | ESP

Notícias

Case de Sucesso de Cliente: Indústria Petroquímica

Por:Data Engenharia
Cases

01

dez 2020

Cliente: Indústria Petroquímica.

Localização: Estado da Bahia – BR.

Segmento de Atuação: Químico e Petroquímico.

Dados do Equipamento: Motobomba Hidráulica 440 V – 3535RPM – MODELO LUVH -150-260/1.

Serviço Executado: Plano de bobinamento, inspeção, fabricação de novas bobinas, limpeza do estator, reenrolamento da estator, substituição dos cabos e testes.

Desafio:

A Data Engenharia foi acionada pelo cliente (um dos maiores produtores de resinas termoplásticas das Américas), para realização de um serviço de alta complexidade, a recuperação de bombas hidráulicas utilizadas nas caldeiras da sua unidade industrial no estado da Bahia.

O reparo de bombas é um serviço que não faz parte do escopo de atendimento da DATA, no entanto, devido à necessidade do cliente e indisponibilidade de solução no mercado nacional, visto que, a unidade reserva do equipamento encontrava-se em reparo no fabricante na Alemanha, com prazo de entrega superior a 06 meses, prontamente a Data Engenharia se mobilizou para reparar o equipamento internamente.

Realizamos a desmontagem do equipamento e identificamos diversos problemas nas suas vedações. Esbarramos com a dificuldade de encontrar peças de reposição no mercado, como as juntas de vedações e os fios condutores das bobinas, que exigiram uma especificação especial e precisou ser desenvolvido exclusivamente para esta aplicação.

 

Bomba hidráulica

Solução: 

Após a chegada do fio condutor, a Data Engenharia assumiu todo o serviço de recuperação da bobinagem da máquina. Durante o bobinamento do estator, foi desenvolvido um processo especial para preservar a integridade do isolamento entre os condutores. A próxima etapa foi a realização dos testes para verificação do correto funcionamento do equipamento.

Para o primeiro ensaio foi construído um tanque sob medida, porém não obtivemos resultados satisfatórios. O maior desafio era reformar um motor elétrico, que é refrigerado por água em seu interior e como sabemos, água e eletricidade são uma combinação perigosa. Para dificultar ainda mais, a pressão de trabalho no interior do motor supera os 145Kgf/cm2.

Um novo processo foi realizado, a vedação dos cabos de ligação, dos conectores e demais dispositivos da máquina para comprovação da eficácia dos serviços realizados. Realizamos um segundo ensaio através de água desmineralizada, a mesma utilizada no processo original do cliente, atingindo o resultado esperado.

Todo serviço foi realizado em menos de 60 dias e após comprovação dos ensaios finais o equipamento foi liberado, superando as expectativas do cliente, já que o fabricante na Alemanha exigiu um prazo de 06 meses para conclusão. O equipamento retornou para a unidade industrial do cliente propiciando o reestabelecimento do processo produtivo da planta.

 

Agradecimento: 

A Data Engenharia agradece pelo empenho e dedicação dos seus colaboradores. Este case demonstra o nosso compromisso em obter sempre o melhor resultado, com a mais alta performance.

“Nossa força não está só no que entregamos, está, também, na maneira como a gente se entrega. Está nas pessoas e no coração de cada um que se dedica todos os dias pra que tudo dê certo. É muito mais do que reparar e fabricar grandes máquinas: é fazer parte da vida de centenas de famílias e do progresso de uma cidade e de um país. Tudo isso nos trouxe até aqui.”

Olavo Alves Corgosinho – Fundador da Data Engenharia.

 


Compartilhe:

   PT | ING | ESP

Matriz: Rua São Judas Tadeu, nº 280 - Distrito Industrial - CEP: 32450-000, Sarzedo - MG - Tel: (31) 3577-0404 Filial: Rua Rute Ferraz de Angelis, nº 886, Sala 28 - Residencial Vila Bella - CEP: 13087-729, Campinas - SP. Tel: (19) 2117-7415

(31) 3577-0404

data@data.com.br