data@data.com.br(31) 3577-0404    PT | ING | ESP

Notícias

A importância da manutenção em Transformadores

Por:Data Engenharia
Notícias

12

jan 2021

O Transformador e a energia elétrica

Em qualquer segmento de atividade da sociedade, seja indústria, comércio, hospital e até mesmo residência, é necessário o uso de energia elétrica para manter o seu funcionamento. Essa energia elétrica depende de um transformador, que faz parte de um circuito que interliga a fonte (geração de energia) até o consumidor final.

Como o principal responsável por garantir o abastecimento de energia elétrica, o transformador exige bastante cuidado na sua operação e manutenção. Um incidente com esse tipo de equipamento pode deixar toda uma cidade ou estado sem energia, causando prejuízos e danos para serviços, consumo e para a população em geral.

Tendo em vista a importância que possui um transformador, fazer a manutenção regularmente deste equipamento é extremamente necessário para diminuir os riscos de incidentes e falhas, prolongando sua vida útil.

Como funciona um transformador?

O equipamento responsável por converter a tensão (voltagem) que vem das companhias de energia e chega até a nossa casa, é chamado Transformador de Potência. Ele entrega a energia em maior ou menor tensão de acordo com as necessidades das instalações elétricas.

O seu funcionamento é bem simples: ele funciona por meio de correntes elétricas alternadas; se o transformador abaixa a tensão elétrica, ele aumenta a sua corrente elétrica e vice-versa. Para os fãs de física, os Transformadores de Potência atuam sob os princípios eletromagnéticos da Lei de Faraday e da Lei de Lanz.

Mas atenção: os Transformadores de Potência, geralmente, ficam localizados nas usinas e subestações. Eles são responsáveis por conduzirem a energia até a rede de distribuição – uma outra subestação em um distrito urbano. Os transformadores que ficam em postes nas ruas, são chamados de Transformadores de Distribuição, que são os responsáveis por converter as altas tensões (oriundas das gerações) para baixa tensão, que chega até nossas residências.

 

 

 

Transformador de Potência

Como é feita a manutenção de Transformador de Potência

Existem três principais tipos de manutenção: a preditiva, a preventiva e a corretiva. Abaixo, falaremos brevemente delas:

Manutenção Preditiva:

Trata-se de análise através de aparelhos que diagnosticam as condições do transformador. Essa análise é feita com o equipamento ainda em funcionamento,  em determinados casos, podem até serem feitas  de forma online (monitoramento de gases, descargas parciais, por exemplo) a depender dos recursos e investimentos existentes no transformador.

Manutenção Preventiva:

É feita com base nos diagnósticos realizados na manutenção preditiva. Por se tratar de uma parada técnica programada, o tempo de interrupção total ou parcial do transformador é menor, o que evita prejuízos na distribuição final de energia.

Manutenção Corretiva:

É realizada em casos emergenciais ou para resolver problemas encontrados antecipadamente nos outros tipos de manutenção.

A Data Engenharia atua nos três tipos de manutenção e também na fabricação de transformadores de potência até 230kV, transformadores para forno e retificadores até 50MVA. Com mais de vinte e cinco anos de mercado, possuímos modernos equipamentos capazes de realizar testes e fazer diagnósticos avançados em nossa oficina ou em campo. Entre os nossos principais serviços em transformador estão: Diagnósticos e inspeções, ensaios normatizados, projeto e fabricação, reformas, modernizações, reenrolamentos, repotenciamentos, reprojetos eletromecânicos, manutenções diversas, engenharia especializada de campo, montagens e comissionamento.

 

 

Oficina de fabricação de Transformadores da Data Engenharia

 

Ao chegar na nossa oficina, o transformador passa por avaliações que detectam as principais causas da falha, bem como a relação de todas atividades detalhadas a serem realizadas para a perfeita funcionalidade e confiabilidade operacional.

 

Após passar por todos procedimentos de reparo, o transformador é totalmente submetido ao laboratório de ensaios elétricos, que atende todos os requisitos de testes conforme NBR aplicáveis, para classe de tensão até 230kV, onde a qualidade é testada e aprovada. Após ser aprovado nos testes, o equipamento é liberado para envio ao cliente para continuar a sua operação.

 

Se sua empresa precisa de assistência técnica especializada em transformadores, converse com nossos técnicos: comercial.trafo@data.com.br

 


Compartilhe:

   PT | ING | ESP

Matriz: Rua São Judas Tadeu, nº 280 - Distrito Industrial - CEP: 32450-000, Sarzedo - MG - Tel: (31) 3577-0404 Filial: Rua Rute Ferraz de Angelis, nº 886, Sala 28 - Residencial Vila Bella - CEP: 13087-729, Campinas - SP. Tel: (19) 2117-7415

(31) 3577-0404

data@data.com.br