Idioma: Portugues BR Language: English | data@data.com.br | +55 31 3577 0404
Início » Destaques » Consumo de energia mais eficiente nas indústrias

Notícias

Em 26/02/2018

Consumo de energia mais eficiente nas indústrias

ipad

A Energia elétrica é um recurso essencial para a manutenção de qualquer empresa, ela está presente em diferentes processos, e é crucial para o funcionamento da linha de produção entre outros processos da cadeia produtiva. A gestão inteligente da energia elétrica pode reduzir custos e aumentar a produtividade do seu negócio, conhecer o consumo da sua empresa é primordial para um uso consciente e sustentável deste recurso.

Eficiência energética é obter o mesmo ou mais produtividade consumindo menos energia. Mas a demanda crescente típica de um país em desenvolvimento, os altos custos e a preocupação com a disponibilidade do recurso têm feito as empresas brasileiras buscarem soluções para aumentar a eficiência da eletricidade que já consomem. O conhecimento do seu próprio consumo de eletricidade é fator primordial para que uma empresa implemente ações de eficiência.

PROGRAMA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA – ‘TROQUE O SEU MOTOR’

 A Data Engenharia é parceira da CEMIG no Programa de Eficiência Energética em Minas Gerais que busca fortalecer a cultura do consumo consciente. Através do Projeto Troque o Seu Motor que incentiva a substituição de motores antigos por motores novos, modernos, econômicos e de alta eficiência.

Com a Data Motores você pode trocar o seu motor elétrico antigo e ganhar um bônus de reembolso da CEMIG de até 40% no valor de um motor novo!

Para aderir ao incentivo, os consumidores devem substituir seus motores conforme regulamento do projeto. Comprar o motor novo, instalar e descartar o motor antigo. Após comprovar essas etapas, a Cemig faz o ressarcimento.

01_weg-001_web_site_projeto_prioritario_f_home-vector smart objectc458x314

 

 

 

 

 

 

Acesse e cadastre-se:

 

http://www.cemig.com.br/pt-br/A_Cemig_e_o_Futuro/sustentabilidade/nossos_programas/Eficiencia_Energetica/Paginas/Projeto_Motores.aspx

 

 

CONFIRA 9 DICAS PARA TORNAR A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA UMA REALIDADE NA SUA EMPRESA

O primeiro passo para um consumo mais eficiente é controlar o gasto de energia de cada processo de forma isolada. Com ajuda de medidores que acompanham 24 horas o uso de eletricidade em cada equipamento, é possível determinar onde,  quando e em quais circunstâncias acontecem os picos de consumo.

Elaborar um diagnóstico energético com o detalhamento do consumo de energia por uso final (iluminação, motores, aquecimento, climatização, refrigeração etc), com esse detalhamento é possível identificar onde está o maior consumo de energia elétrica e definir as ações que terão maior impacto na redução. Nesta fase são levantados os custos para implantação de cada projeto de eficiência, as linhas de financiamento disponíveis e o retorno sobre o investimento.

Na prática, conduza um plano para substituição de iluminação convencional (incandescente, fluorescente, vapor de mercúrio, vapor de sódio e vapor metálico) por iluminação com tecnologia Led.

A redução dos gastos é uma das grandes vantagens de um bom gerenciamento do consumo de energia. A substituição das lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED é um exemplo. “A troca resulta em uma queda no gasto de energia sem perda de produtividade, pois as lâmpadas de LED iluminam com a mesma intensidade o ambiente e consomem menos”, explica José Aquiles Grimoni, professor do departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétrica, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

Identifique e corrija os vazamentos do sistema de ar comprimido.

Substitua e redimensione motores elétricos pouco eficientes por motores de alto rendimento.

Controle e monitore a velocidade em motores elétricos.

 Avalie a eficiência energética em sistemas de aquecimento, refrigeração e climatização.

Após a definição das ações que serão executadas o segundo passo é realizar o plano de Medição e Verificação dos resultados, calculando as economias obtidas.

E por fim elabore uma campanha de conscientização de equipes, e lembre-se mais eficiência energética é igual a menos desperdício!

Fontes: https://exame.abril.com.br/tecnologia/como-tornar-o-consumo-de-energia-mais-eficiente-nas-empresas/,

http://www.cemig.com.br/pt-br/A_Cemig_e_o_Futuro/sustentabilidade/nossos_programas/Eficiencia_Energetica/Paginas/Projeto_Motores.aspx