Idioma: Portugues BR Language: English | data@data.com.br | +55 31 3577 0404
Início » Destaques » Realidade aumentada na indústria, aplicações e benefícios

Notícias

Em 20/04/2018

Realidade aumentada na indústria, aplicações e benefícios

realidade-aumentada-manufatura-a-voz-da-industria

A Realidade aumentada é uma tecnologia que permite a projeção de figuras, objetos e cenários virtuais no mundo real. Assim, torna-se possível a coexistência do real e digital, gerando integração nossa com aquilo que está fora do alcance físico.

A Realidade Aumentada depende do uso de um software específico que recria virtualmente objetos com algum código de referência (QR Code) que permita sua identificação. Além disso, demanda o uso de uma câmera (que pode ser a de um celular) e de um dispositivo de saída, como o monitor de uma TV ou de um computador, e a tela de um mobile, como smartphones e tablets.

O processo de produção da RA é simples: o objeto referenciado é posicionado em frente à câmera, que o enxerga e manda suas imagens em tempo real para o software, que recria o objeto virtualmente. E então o objeto virtual criado é exibido pelo dispositivo de saída em sobreposição ao objeto real.

 

Como a realidade aumentada tem sido utilizada nas indústrias?

 

No princípio, a RA era empregada principalmente pelos segmentos de entretenimento e jogos. Atualmente, ela tem sido integrada a ações de diversas outras áreas.

Em um processo simples de uma equipe de desenvolvimento, um produto virtual pode ser partilhado entre departamentos, que por sua vez poderão visualizá-lo antes mesmo de iniciar a sua fabricação ou a produção do protótipo. Essa mesma tecnologia que ajuda a equipe de desenvolvimento, também auxilia o cliente a ver o produto mesmo quando não é possível uma demonstração ao vivo ou quando não existe em estoque.

Da mesma forma, no processo de manutenção de máquinas industriais, o operador pode processar as instruções diretamente, visualizando as peças que estão danificadas acelerando o processo. Tudo isto reduz o tempo de inatividade das máquinas e melhora o serviço ao cliente.

Em algumas empresas a consulta de manuais e procedimentos operacionais, antes um processo lento e trabalhoso, agora é feita apenas através de um aplicativo e escanceando o conteúdo. O app mostra o passo a passo sobre como trocar uma peça por meio de animações que aparecem na tela demonstrando como fazer. O que antes necessitava de papel ou planilha, agora basta tirar uma foto para registrar, a médio prazo essa evolução representa uma redução de custos considerável e ganhos na produtividade.

Outra aplicabilidade da tecnologia é na área de treinamento de funcionários, através de um especialista remoto. Se um operador tiver dificuldade no conserto de uma máquina, ele usa óculos especiais de realidade aumentada para se tornar os olhos de um profissional que está em outra planta.

Nos Estados Unidos já existem industrias que incorporaram estas tecnologias nos processos de montagem de turbinas eólicas. Os aplicativos desenvolvidos incluem produção e montagens complexas, reparos, manutenção e gestão de logística, em uma destas os funcionários utilizam os óculos inteligentes para receber novos pedidos e atendê-los diretamente no dispositivo, além de serem direcionados até a área e prateleira certas do estoque para que localizem cada item do pedido.

 

Alguns benefícios que a Realidade Aumentada pode trazer:

 

Suporte visual especifico – instalação e manutenção.

Economia de tempo.

Retenção de custos – redução de despesas de formação e documentação em papel.

Melhoria de qualidade – controlando visualmente todos os processos.

Disponibilidade on-line de peritos e especialistas.

 

Fonte:

https://tca.pt/iot/realidade-aumentada-no-mundo-industrial/

http://avozdaindustria.com.br

http://www.ignicaodigital.com.br