Idioma: Portugues BR Language: English | data@data.com.br | +55 31 3577 0404
Início » Sem categoria » A importância da constante qualificação, treinamento e desenvolvimento dos técnicos e operadores em manutenção de maquinas

Notícias

Em 10/04/2019

A importância da constante qualificação, treinamento e desenvolvimento dos técnicos e operadores em manutenção de maquinas

A atividade de manutenção e reparo de maquinas, exige uma constante qualificação dos técnicos e operadores, uma das principais prioridades desses profissionais é trabalhar com segurança. O conhecimento sobre todos os componentes e funções dos equipamentos é fundamental para que a avaliação de possíveis falhas seja correta e precisa.

É de extrema importância que os operadores de maquinas recebam os treinamentos adequados às funções que irão exercer e sejam orientados sobre todos os recursos disponíveis. Esse treinamento precisa ser atualizado ao longo do tempo e o conhecimento deve ser repassado a todos que operam o equipamento.

Os manuais internos dos operadores devem ser escritos em linguagem objetiva e clara, indicando as melhores práticas e processos operacionais.


Certifique-se de que estes profissionais estão aptos as tarefas que irão desempenhar e jamais esqueça que é um ser humano que opera a máquina, então, tenha certeza que o mesmo está trabalhando com segurança.

Segundo a gerente de Recursos Humanos da Data Engenharia Daniela Pacheco; “com a chegada da indústria 4.0 o cenário profissional sofreu algumas alterações e com este avanço tecnológico uma das preocupações dos profissionais é a substituição da mão de obra por máquinas. Este é um dos motivos para as pessoas buscarem cada vez mais a qualificação profissional, permitindo assim maior interação e conexão com a realidade das empresas. A experiência de trabalho é fundamental, mas isoladamente não é suficiente sem a capacitação contínua.  Acredito que o profissional que busca a qualificação terá maior preparo para o futuro e maior destaque. Consequentemente terá bons resultados e agregará muito para a empresa a qual faz parte, trazendo maior produtividade e lucro.

Atualmente um novo formato de indústria exige um novo perfil profissional e além das habilidades técnicas para operar toda a tecnologia implantada, são esperadas atitudes especiais para gerenciar os processos das fábricas modernas.

 

Confira no infográfico a seguir quais são estas habilidades e competências:

Info01

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FONTES:

https://avozdaindustria.com.br/
http://www.sp.senai.br/noticias/27/9603/industria-40-exige-e-senai-sp-forma-profissionais-capazes-deinteragir-
com-novas-tecnologias-e-processos-de-producao.html
http://www.ciesp.com.br/wp-content/uploads/2016/05/Ind%C3%BAstria-4-senai.pdf