Idioma: Portugues BR Language: English | data@data.com.br | +55 31 3577 0404
Início » Destaques » Logística Reversa: Uma solução ambiental, social e econômica para as empresas

Notícias

Em 04/05/2018

Logística Reversa: Uma solução ambiental, social e econômica para as empresas

POST LOGISTICA REVERSA

Uma logística reversa bem estruturada resulta em satisfação do cliente e redução nos custos da empresa. O principio de LR usada a favor do desenvolvimento sustentável visa um novo modelo de gestão de negócios, levando em consideração os impactos ambientais e sociais, aliado as questões econômicas.

Em uma sociedade onde o tempo de vida dos produtos se torna cada vez menor, devido a constante mudança de tecnologia, começa a se pensar em o que fazer com a quantidade de materiais que enviamos diariamente para descarte. O que as companhias descobriram recentemente é que controlar a geração e a destinação de seus resíduos é uma forma de economizar e gerar reconhecimento social e ambiental, pois não foca apenas na produção de produtos, mas também na preocupação com a destinação final após o uso.

A logística reversa parte do principio que a responsabilidade do produto é de quem produz, sendo assim o destino final deste material  deve ser dado pelo fabricante, de forma também a reduzir o impacto ambiental causado por ele.

Essa prática está associada à reutilização de produtos e materiais, englobando todas as atividades da logísticas de coletar, desmontar e processar produtos, materiais e peças usadas a fim de assegurar uma recuperação sustentável (LEITE 2009). Podemos definir essas atividades em:

• Retorno do material ou produto do seu ponto de consumo ao seu ponto de origem, através de planejamento, implantação e controle de fluxo de materiais e fluxo de informação;
• Movimentação do produto na cadeia logística, porem na direção: consumidor – produtor;
• Busca de um melhor aproveitamento de recursos, utilizando a politica dos 3 R’s: reutilização, reaproveitamento e reciclagem;
• Recuperação de valor;
• Segurança na destinação do produto após o uso.

Tais ações trazem inúmeros benefícios, economia de recursos naturais,  uso racional de energia e menor emissão de gases. A empresa se torna responsável por fabricar produtos e embalagens mais facilmente recicláveis e que gerem menos impactos ambientais. A medida para redução de resíduos começa no projeto do produto, passando pela fabricação, transporte e descarte da mesma. Do ponto de vista dos consumidores, existe uma tendência de uma maior preocupação em consumir produtos que não gerem resíduos e que são de origem renovável.

 

Confira abaixo o infográfico sobre  Logística Reversa!

 

INFOGRAFICO LOGISTICA REVERSA

 

Fontes: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/logistica-reversa-solucao-ambiental-social-e-economica/107863/

https://www.bloglogistica.com.br/mercado/infografico-logistica-reversa/

http://www.sebraemercados.com.br/bons-negocios-podem-sair-do-lixo-com-a-logistica-reversa/