Idioma: Portugues BR Language: English | data@data.com.br | +55 31 3577 0404
Início » Destaques » A importância da Engenharia de Manutenção aplicada à gestão das empresas

Notícias

Em 18/05/2018

A importância da Engenharia de Manutenção aplicada à gestão das empresas

hp_slide_petrolchemicals

Muitos profissionais no Brasil ainda definem a Engenharia de Manutenção como a simples condução e execução do reparo de equipamentos, coordenado por  profissionais capacitados. Mas o Engenheiro de Manutenção, também conhecido como “EngMan” ou “EngeMan”, é muito mais que isso!

A Gestão da Manutenção, como função estratégica em uma empresa , tem relevante participação em suas  metas e resultados, ou seja, quanto mais eficaz e eficiente for a Gestão, melhores serão os resultados obtidos, e é exatamente neste ponto que atua o “EngMan”, estruturando, capacitando e auxiliando diretamente a sua equipe.

A Engenharia de Manutenção é uma área diferenciada no pleito da engenharia, e no atual momento da economia, torna-se parte estratégica e fundamental do processo produtivo, desenvolvendo novas técnicas de gestão, utilizando metodologias mais modernas e indicadores que darão uma visão mais clara dos resultados.

Hoje, acreditar que apenas a manutenção corretiva seja a solução para os problemas de manutenção de uma empresa, é admitir custos maiores com equipamentos, aumento na interrupção da produção, falta de previsibilidade de acontecimentos, excesso de mão de obra, além de inúmeros desperdícios que reduzem a lucratividade e competitividade da empresa no mercado nacional e internacional.

A manutenção preventiva e as metodologias consolidadas como TPM (Total Productive Maintenance), RCM (Reliability Centered Maintenance), FMEA (Failure Mode and Effects Analysis), Controle de Indicadores, Geração de Árvore de Falhas, Árvore Estrutural, são de grande importância para as organizações, por se tratar da otimização de equipamentos e processos, buscando o aumento da vida útil dos mesmos e o melhor aproveitamento dos recursos envolvidos, desde a capacitação do profissional até a gestão de grandes projetos. Estas metodologias só vem a somar esforços para tornar as empresas cada vez mais rentáveis.

As várias técnicas e ferramentas de melhorias na gestão e na execução da manutenção das empresas, tornam a área de Engenharia de Manutenção um grande aliado na conquista de resultados expressivos de forma sustentável e não apenas pontuais. Sempre com foco na qualidade e na redução das perdas.

A Engenharia de Manutenção aplicada à gestão das empresas vai muito além de implantar uma técnica, coordenar uma equipe ou alcançar um determinado resultado, trata-se da ampliação da visão dos lideres quanto ao processo de manutenção dos equipamentos e ativos da empresa. Alcançado este nível, o processo se torna sustentável e independente.

 

FONTE: Thiago Dutra – Eng.Mecânico (UGF) e MBA Eng. de Manutenção (UFRJ) – http://brasilengenhariademanutencao.blogspot.com.br/