Idioma: Portugues BR Language: English | data@data.com.br | +55 31 3577 0404
Início » Destaques » Conheça os 10 cursos técnicos mais procurados por mulheres

Notícias

Em 26/12/2018

Conheça os 10 cursos técnicos mais procurados por mulheres

Mulher-engenheira_blog-da-engenharia

Atividades profissionais que há alguns anos eram consideradas predominantemente masculinas, por uma questão cultural, estão cada vez mais sendo buscadas por mulheres. Aliás, a participação delas no setor produtivo, de acordo com o Ministério do Trabalho, vem crescendo, mesmo que timidamente. Nos últimos 20 anos, houve um aumento de 19,4% na participação feminina no mercado de trabalho.

A presença de alunas em cursos técnicos comumente procurados por homens também vêm crescendo. Em levantamento realizado pelo SENAI, em 2017 o número de matriculadas em cursos como o de Desenvolvimento de Sistemas e Manutenção de Máquinas pesadas dobrou.

Ainda segundo a pesquisa, o número de alunas no curso de Manutenção de Aeronaves aumentou 72%. Nos cursos de Logística, Administração e Segurança no Trabalho, o total foi de 31,7%.

Uma das características mais marcantes dos cursos técnicos está relacionada à formação prática. Veja abaixo, os dez cursos mais procurados pelas mulheres:

1 – Segurança do Trabalho

Esta área de atuação tem como objetivo preservar a integridade e a saúde do trabalhador. Durante as aulas, são ministradas disciplinas para que o aluno aprenda sobre técnicas de identificação, avaliação e controle de riscos, além de ações preventivas.

Depois de formados, os profissionais podem atuar em empresas comerciais e industriais de todos os portes (conforme legislação), fábricas, hospitais, construção civil, mineradoras, etc.

2 – Logística

O profissional de logística cuida de todo o fluxo de materiais e informações necessários ao planejamento, programa e produção de produtos, do insumo ao cliente final. Ele também é responsável pela distribuição dos itens por meio da operacionalização e controle das entregas.

Os profissionais formados nesta área podem trabalhar em empresas atacadistas, varejistas, aeroportos, transportadoras, indústrias, canais de distribuição, etc.

3 – Administração

A área técnica de Administração permite uma atuação extensa em diferentes mercados. Gestão, Recursos Humanos, Marketing, Finanças, logística, dentre outras.

Os segmentos contemplam indústrias de pequeno, médio e grande portes, comércios, prestadores de serviços, etc.

4 – Edificações

Esta área proporciona a atuação direta em projetos de obra. Dentre as funções que o profissional exercerá estão a de cumprir com a legislação, supervisionar todo o sistema construtivo, realizar orçamentos, fazer medições, etc.

Órgãos públicos, empresas de construção civil, de gerenciamento de obras, de consultoria em edificações e laboratórios de material de construção são locais onde o profissional pode atuar depois de formado.

5 – Química

Nets área o profissional pode realizar análises, processos e desenvolve produtos e serviços relacionados aos padrões de qualidade do que é produzido e comercializado, de forma a zelar pelas pessoas, empresas e meio ambiente.

Depois de formados, os profissioanis podem atuar em laboratórios (ensino, controle de qualidade, análise, controle ambiental, etc.), indústrias, empresas de comercialização e assistência técnica, dentre outros.

6 – Eletrotécnica

Nesta área o profissional é responsável pela operacionalização e instalação de elementos de geração e transmissão de energia elétrica. O profissional participa de projetos de iluminação e sinalização de segurança, instalação de sistemas de acionamentos elétricos, desenvolve programas para o uso eficiente de energia elétrica, etc.

Os locais de atuação são diversos e contemplam indústrias, prestadoras de serviços, concessionárias, etc.

7 – Mecânica

Profissionais técnicos em Mecânica aprendem a instalar e a realizar manutenções em máquinas e equipamentos industriais. Ao final do curso, eles estarão habilitados a coordenar equipes, auxiliar no desenvolvimento de projetos, de desenhos industriais, de equipamentos e seus componentes.

Os profissionais podem trabalhar em indústrias automobilísticas, navais, químicas, alimentícias, empresas de representação na área de matalmecânica, empresas prestadoras de serviços, de forma autônoma, etc.

8 – Informática

O curso Técnico em Informática, promove a interação entre o homem e as máquinas. Dentre as funções a serem exercidas estão a do desenvolvimento e manutenção de programas, computadores, softwares, servidores e redes de dados, respeitando as normas técnicas, ambientais, de segurança, qualidade e saúde no trabalho.

Para atuar, os técnicos têm os mercados de infraestrutura de redes de computadores e informática, provedores de internet, indústrias, empresas públicas, organizações especializadas em criação e desenvolvimento de aplicativos móveis para celulares e tablets, etc.

9 – Vestuário

Este profissional supervisiona equipes na produção de produtos, opera máquinas de costura, define sequências operacionais, verifica a viabilidade da produção, modela peças, planeja coleções, dentre outras atividades.

Atuação: ateliês de costura, empresas de moda, indústrias de confecção do vestuário e indústrias têxteis, além de existir a possibilidade de trabalhar de maneira autônoma.

10 – Eletromecânica

O profissional desta área projeta, planeja e executa instalações elétricas, além de realizar manutenções em equipamentos. Como opções de mercado de atuação têm a indústria, concessionárias de energia elétrica, prestadores de serviços, dentre outros.

Muitas barreiras ainda precisam ser quebradas para que as oportunidades sejam iguais entre os gêneros, mas um movimento crescente e contínuo vem sendo realizado, e é preciso reforçá-lo a todo momento. Muitas empresas já entenderam o quão importante é ter uma equipe plural, composta por profissionais de diferentes perfis, pois isso colabora para que haja inovação, produtividade e competitividade.

 

Fonte: https://agenciadenoticias.fiemg.com.br/interna/?UserKey=conheca-os-10-cursos-tecnicos-mais-procurados-por-mulheres-